Entenda como preparar bem o seu imóvel antes de colocar para alugar

Entenda como preparar bem o seu imóvel antes de colocar para alugar

Imóveis são bens muito simbólicos para as pessoas. Adquirir uma casa ou um apartamento geralmente é fruto de muito trabalho, esforço e dedicação. Por isso, colocar imóvel para alugar não é tarefa das mais fáceis. Ninguém quer fazer um mau negócio, ainda mais quando envolve um bem valioso.

Mas qual é a maneira correta de se colocar um apartamento ou casa para alugar? O que é possível fazer para evitar problemas? Continue a leitura do post e confira as dicas que preparamos para você sobre a locação de imóveis!

Realize uma vistoria no imóvel

O primeiro passo para um futuro locador é descobrir como estão as condições atuais de sua propriedade. Para isso, é fundamental realizar uma vistoria completa que possibilitará identificar problemas que necessitarão de reparos.

É bom saber que, por lei, o proprietário é obrigado a alugar um imóvel em estado de servir ao uso que se destina. Caso ele possua muitos problemas, o número de pessoas com interesse em alugá-lo será menor. Isso sem falar que o preço também deverá ser mais baixo do que a média encontrada no mercado por imóveis de mesmo porte e de localização similar.

Deixe o seu imóvel com cara de novo

Caso queira cobrar um preço justo pela sua propriedade, assim como ter um número maior de interessados em alugá-la, é fundamental que ela tenha boas condições de uso e apresente uma bela estética.

Desse modo, caso seja constatado algum problema durante a vistoria, é fundamental saná-lo o mais rápido possível. Também é recomendado a realização de algumas pequenas reformas, como a pintura e inserção de armários, para valorizar ainda mais o seu imóvel.

Outro aspecto que você não pode deixar de lado é a limpeza. Se a propriedade estiver muito suja, além de gerar uma má impressão, também se cria a ideia de abandono.

Valorize os diferenciais do imóvel

Se você deseja que o seu imóvel desperte o interesse de um número maior de possíveis inquilinos, é fundamental valorizar os seus diferenciais.

Deixe em perfeito estado de manutenção alguma benfeitoria que exista na propriedade — como churrasqueira, piscina, área gourmet, armários embutidos etc. —, pois, além de proporcionar uma maior visibilidade, permitirá que você cobre um valor mais elevado pelo aluguel.

Não descuide da documentação

Para evitar futuras dores de cabeça, é fundamental que você não se descuide da documentação do imóvel e do contrato de locação.

É necessário possuir cópias atualizadas de seus documentos de identificação — como carteira de identidade, CPF, comprovante de residência e certidão de casamento — e da escritura do imóvel.

Quanto ao contrato, é primordial que ele seja redigido por alguém que tenha experiência no mercado imobiliário e que não apresente brechas que permitirão problemas futuros.

Para ter sucesso no mercado imobiliário é necessário ter conhecimento sobre o setor e saber colocar em prática as melhores estratégias de negociação. Agora que você conheceu algumas dicas importantes sobre como colocar imóvel para alugar, reveja seus processos de negócio e mantenha-se atento!

Caso você tenha gostado dessas dicas e queira ler novos artigos como este, curta a nossa página no Facebook e nos siga no Twitter. Estamos sempre postando novidades por lá!

Sem comentários

Cancelar