Dificuldade em alugar o imóvel? Saiba o que você pode estar fazendo errado

Dificuldade em alugar o imóvel? Saiba o que você pode estar fazendo errado

Aplicar no mercado imobiliário é uma garantia de segurança e boa rentabilidade, se consideramos a valorização do imóvel a longo prazo. Muitos investidores procuram aumentar seus ganhos por meio da locação de imóveis residenciais e comerciais.

No entanto, em algumas situações, alugar imóvel acaba não sendo uma das tarefas mais fáceis. Muitas vezes, o empecilho é causado pelo próprio locador. Neste artigo, apresentaremos alguns erros que podem dificultar a locação da sua propriedade e como evitá-los. Confira!

Não manter o imóvel conservado e funcional

Imagine que você precisa alugar um imóvel para uso próprio. Depois de muito procurar, escolheria uma propriedade mal conservada? Provavelmente, não. Esse é um dos motivos que atrasam a locação. Dificilmente, um inquilino aceitará locar um imóvel sabendo que terá um custo extra, logo no início do contrato, já que ele procura por agilidade e comodidade.

Manter o imóvel conservado e funcional, além de valorizá-lo, ajuda na locação. Entre os pontos que merecem atenção especial estão a pintura nova, que denota um zelo do locador com o imóvel, e os armários, que facilitam a vida do inquilino.    

Para não ser pego de surpresa e ter que gastar com reparos inesperados, crie um fundo de reserva com uma percentagem dos aluguéis recebidos. Utilize essa verba para realizar a manutenção necessária na propriedade.

Querer alugar imóvel por um valor fora de mercado

Pedir um valor de aluguel acima da média do mercado somente costuma dar resultados se a procura for maior do que a oferta. Em outras situações, essa estratégia atrapalha a locação do imóvel.

Para não cometer esse erro, compare os preços dos aluguéis dos imóveis similares e que estejam localizados na mesma região que a sua propriedade. Depois, avalie quais são as vantagens e as comodidades que seu imóvel tem em relação aos outros e, com essas informações, decida por um preço compatível.

Ser restritivo quanto aos inquilinos

Alguns donos de imóveis residenciais para alugar não aceitam moradores que tenham filhos pequenos ou animais de estimação. Já nos imóveis comerciais, a restrição, geralmente, está relacionada à atividade que o locatário pretende manter ali.

Ter alguma ressalva quanto aos inquilinos, definitivamente, prejudicará o aluguel do imóvel. É necessário que o proprietário tenha convicção da restrição imposta. Não negociar apenas por uma antipatia é sinal de prejuízo.

Não solicitar ajuda profissional

Um dos maiores erros que impedem a locação de um imóvel é a não contratação de um serviço especializado. Saiba que um corretor é, antes de tudo, um vendedor, e por conhecer as particularidades e necessidades do mercado, terá mais argumentos que você para convencer um possível inquilino.

Além disso, a disponibilidade para mostrar o imóvel é muito maior com uma imobiliária, que, com certeza, irá poupar tempo e trabalho do locador.   

Não anunciar o imóvel de forma correta

Para que as pessoas interessadas procurem alugar o seu imóvel, elas necessitam estar informadas que a propriedade está disponível para tal. Uma simples placa na janela ou na entrada ajuda na divulgação, mas é insuficiente.

Em um momento que há muitos imóveis disponíveis para locação, é necessário valorizar as vantagens que a sua propriedade tem frente a concorrência, fazer um anúncio que desperte o interesse e que fuja do óbvio ressaltando os diferencias do imóvel.

Para atingir esse objetivo é necessário diversificar a propaganda. Utilize, principalmente, a internet: redes sociais, portais imobiliários, sites e blogs especializados. Aqui entra outra vantagem da contratação de uma imobiliária, que utilizará o banco de dados dela para atingir um maior número de pessoas.

Quando for alugar imóvel, estude a realidade do mercado imobiliário e siga as instruções do corretor contratado, para evitar que a sua propriedade tenha dificuldades de ser locada. Tenha em mente que para atingir a rentabilidade esperada, o imóvel, primeiramente, precisa estar ocupado.

Essas dicas foram úteis para você? Aproveite e comente o post. Sua opinião é muito importante para nós.

Sem comentários

Cancelar