Como controlar o retorno financeiro dos investimentos em imóveis?

Como controlar o retorno financeiro dos investimentos em imóveis?

Você sabia que tudo que o que é medido pode ser gerenciável e que fazer um bom controle sobre o seu retorno financeiro é parte essencial de qualquer estratégia de investimento? Desse modo, você conseguirá mensurar se todo o esforço realizado está trazendo o lucro esperado.

Se você é desorganizado quando o assunto é controlar sua vida financeira, não se preocupe. Por meio de algumas medidas simples é possível controlá-la, possibilitando que você consiga resultados ainda melhores.

Continue a leitura deste artigo e descubra algumas dicas essenciais de como controlar os seus investimentos no mercado imobiliário.

Importância de ter um controle financeiro

Existe uma máxima na área administrativa que pode ser utilizada em qualquer atividade que necessita maximizar ganhos: “o que não é medido não é gerenciado”.

Dessa maneira, ao fazer um controle financeiro sobre os seus investimentos, além de ter um maior conhecimento de como os seus recursos foram alocados, será possível avaliar e ter uma visão geral do que será necessário fazer para possibilitar ganhos ainda melhores.

Sendo assim, você consegue observar o crescimento de seu patrimônio, se os seus objetivos estão sendo alcançados, e terá mais agilidade quando for necessário declarar o Imposto de Renda.

Como fazer um controle sobre o retorno financeiro

Para que você consiga fazer um controle financeiro adequado em seus investimentos não adianta tentar guardar todas as informações necessárias para análise em sua cabeça, pois, além de ser praticamente certo que você não se lembre de tudo, você cometerá erros e não conseguirá ver a situação como um todo.

Assim, é essencial que se tenha uma ferramenta que possibilite gerenciar a sua carteira de imóveis de maneira adequada. Existem vários tipos de mecanismos de controle que você pode utilizar, que vão desde um simples caderninho de anotações até sofisticados programas computacionais que lhe permitem criar diversos cenários hipotéticos.

No entanto, caso você não seja um megainvestidor no mercado imobiliário, uma planilha no excel consegue lhe dar o suporte necessário para gerenciar sua carteira de investimentos de maneira eficaz.

Os principais pontos a serem avaliados

Muito foi dito sobre o quanto é importante você acompanhar de perto os seus investimentos, no entanto, existe uma dúvida comum sobre quais dados é necessário adotar como métrica.

Se você possuir poucos indicadores, você não conseguirá ter toda a informação necessária para embasar uma escolha correta. No entanto, se você possuir um excesso de métricas, além de desperdiçar muito tempo e trabalho em fatores irrelevantes, as chances de você poder se confundir são grandes.

Assim, é fundamental conhecer o que é necessário avaliar e que trará resultados.

O primeiro ponto é entender que o retorno sobre o investimento no mercado imobiliário é de longo prazo e, desse maneira, você deve ter um conhecimento sobre a projeção da valorização de seu imóvel.

Caso você o alugue, é necessário saber o quanto de rentabilidade o recurso aplicado está trazendo. Só assim você saberá se vale a pena mantê-lo alugado ou se vale a pena vendê-lo.

Outro fator importante para acompanhar é o seu faturamento sobre os alugueis, pois, além de ser bom saber quanto se recebe, também lhe permitirá calcular mais rapidamente o valor que deverá ser pago como imposto.

Para ter sucesso no mercado imobiliário e conseguir ter um bom retorno financeiro sobre os seus investimentos é indispensável que se tenha um controle constante sobre o seu patrimônio, porém, é necessário ter o conhecimento do que avaliar para que você não desperdice o seu precioso tempo em atividades que não trarão retorno.

Se gostou destas dicas e gostaria de ter mais conhecimento sobre o mundo do mercado imobiliário, siga nossas redes sociais! Lá sempre tem um bom artigo que lhe ensinará ainda mais. Estamos no Twitter e no Facebook!

Sem comentários

Cancelar