Aluguel de imóveis: como ter uma locação tranquila e evitar apuros?

Aluguel de imóveis: como ter uma locação tranquila e evitar apuros?

O aluguel de imóveis pode ser uma excelente fonte de renda para quem deseja investir no mercado imobiliário e procura um retorno a longo prazo. O processo exige muita atenção e cautela por parte do locador, porém, se feito corretamente, traz benefícios para o seu bolso e para o próprio patrimônio, já que garante que ele esteja constantemente sob cuidado de pessoas confiáveis.

Mas como encontrar o locatário certo e ter a certeza de que ele cuidará bem do seu imóvel? Separamos 5 dicas para ajudar você a escolher o inquilino ideal e evitar surpresas desagradáveis ao longo do período de locação.

1. Entenda os seus direitos e deveres 

Segundo dados do Procon, uma das maiores queixas entre locadores e locatários são as dúvidas sobre quem paga o quê na manutenção do imóvel. Enquanto locador, é importante entender os direitos e deveres, presentes na Lei do Inquilinato, que conduzem a boa relação entre você e o locatário.

Basicamente, problemas estruturais, como, por exemplo, na rede elétrica e hidráulica, e os ocorridos antes da locação são de responsabilidade do locador. Já os problemas relacionados à manutenção e ao uso do imóvel, como entupimento de caixa de gordura, por exemplo, são de responsabilidade de inquilino. 

A vistoria é o principal balizador na análise das responsabilidades de cada um e, na dúvida, recomenda-se usar o bom senso. Se um chuveiro queima em uma semana de locação, provavelmente, a locatária não foi a causadora do problema.  

2. Conheça quem deseja alugar o seu imóvel

Mas como saber se o candidato a locatário é o morador ideal e vai cumprir com seus deveres? Busque por alguém com estabilidade profissional, faça as análises de crédito junto ao SERASA e nos tribunais de justiça e peça referências, garantindo que essa pessoa tem o perfil de inquilino que você procura e não possui um histórico de dívidas ou problemas com outros locadores.

3. Lembre-se que o aluguel de imóveis exige segurança

Quem aluga um imóvel deseja ter a certeza de que receberá mensalmente o dinheiro estabelecido em contrato. Por isso é essencial que, ao fechar negócio, você adote uma das formas de garantia normalmente utilizadas pelo mercado imobiliário para evitar prejuízos.

Atualmente, o seguro-fiança vem ganhando destaque e é considerado a melhor forma de garantia, pois requer que o locatário contrate uma seguradora para cobrir eventuais problemas relacionados a atrasos de pagamento.

No entanto, o sistema mais usado ainda é a fiança, que exige a presença de um fiador para assumir a responsabilidade em caso de inadimplência por parte do locatário. 

4. Defina regras para a locação

Definir algumas regras em relação ao imóvel pode ajudar a evitar problemas tanto para você quanto para o locatário. Portanto, estabeleça os cuidados necessários em relação à residência e deixe claro quais são os regulamentos estabelecidos pelo próprio condomínio, como a proibição de animais ou de som alto a partir de determinadas horas.

5. Procure a ajuda de profissionais

Uma das grandes dúvidas sobre o aluguel de imóveis é se vale a pena alugar por conta própria. Se o seu objetivo é realizar uma negociação mais tranquila e segura, a ajuda de um profissional é a opção mais vantajosa, pois as imobiliárias têm experiência em relação ao processo de locação e na análise de potenciais locatários.

Além disso, também têm todo o conhecimento voltado para a elaboração de um contrato justo e bom para as duas partes, garantindo que todas as exigências sejam colocadas no papel e nenhum detalhe passe em branco.

Feito da forma correta, o aluguel de imóveis pode ser o investimento certo para quem deseja ter uma renda a mais todo mês. O importante é conhecer as ferramentas que você possui e se preocupar em garantir um processo tranquilo, tanto em relação aos pagamentos quanto às pessoas que cuidarão temporariamente do seu patrimônio.

Ainda tem dúvidas sobre a realização de uma locação segura? Deixe suas perguntas ou sugestões de temas para o nosso blog nos comentários!

Sem comentários

Cancelar