5 benefícios de contratar uma imobiliária para alugar seu imóvel

5 benefícios de contratar uma imobiliária para alugar seu imóvel

O mercado imobiliário passa por um momento atípico. Atualmente, são muitos os empreendimentos disponíveis para locação, o que aumenta a concorrência e a dificuldade em alugar imóvel.

Uma maneira segura, mais eficiente e mais cômoda para locação de imóvel é contratando uma imobiliária. Leia 5 razões que farão você desistir de tentar locar sua propriedade sozinho e passar essa responsabilidade para uma corretora.

1. Mais facilidade para encontrar um locatário

O proprietário quando tenta alugar o imóvel por conta própria, muitas vezes, o faz de forma passiva. Isto é, coloca uma placa na janela do local e anuncia em um jornal. Depois disso, ele espera. Como a concorrência no mercado está elevada, a demora pode ser significativa. Uma propriedade de portas fechadas é sinal de prejuízo.

O benefício da contratação de uma imobiliária é que a empresa tem uma maior facilidade para encontrar pessoas interessadas no seu imóvel. A corretora possui uma grande quantidade de potenciais inquilinos já cadastrados em seu banco de dados.

Além disso, uma empresa pode dedicar mais horas para prospectar clientes e visitar imóveis. Tempo esse que você, provavelmente, não dispõe. 

2. Estratégias eficientes de divulgação

Ampliar e diversificar a divulgação aumenta a possibilidade de uma locação mais rápida. Por já estar inserida no mercado e conhecer suas demandas, a imobiliária saberá adotar estratégias diferenciadas que beneficiarão sua propriedade.

As principais características do imóvel e da região onde ele se localiza serão exploradas pela corretora. Para aumentar a busca pelo locatário, a divulgação da propriedade será feita no próprio site da imobiliária, em portais de anúncio e em redes sociais.

3. Conhecimentos burocráticos

Não se engane, a transação de um imóvel é um procedimento burocrático. Muitos papéis devem ser preenchidos para que a negociação se concretize. Contratos de locação e vistoria precisam estar de acordo com a Lei do Inquilinato, além dos documentos das partes envolvidas, garantias e serviço de cartório.

A imobiliária conta com profissionais habilitados para lidarem com toda a documentação, oferecendo tranquilidade e segurança para o proprietário. Além disso, caso ocorra algum problema jurídico, as corretoras possuem um departamento que dará ao dono imóvel todo o suporte necessário.

4. Análises do perfil e crédito do inquilino

Quem gostaria de locar o seu imóvel e não receber os aluguéis devidos? Provavelmente, ninguém. Infelizmente, a inadimplência está presente no mercado imobiliário, assim como no restante da economia.

Para evitar uma situação desagradável como essa, é bom contar com os serviços de uma corretora. A empresa fará uma criteriosa análise de crédito do futuro inquilino para saber se ele tem condições econômicas de honrar os compromissos assumidos. Garantias financeiras serão solicitadas.

Uma análise de perfil também será feita. Neste caso, será avaliado se o locatário tem histórico de inadimplementos ou responde a algum processo judicial. 

5. Responsabilidade na vistoria

O proprietário quer receber o imóvel de volta da mesma maneira que entregou para locação. A forma de se garantir isso é fazendo uma vistoria detalhada. Algumas partes analisadas serão:

  • condição de armários e mobília, se houver;

  • condição das portas e janelas;

  • a qualidade da pintura das paredes, o tipo de piso etc.

A contratação de uma imobiliária garante que esse trabalho seja feito de forma minuciosa e profissional, para que a negociação seja justa para o proprietário e para o inquilino. Os corretores saberão identificar defeitos preexistentes e determinar as responsabilidades para ambas as partes envolvidas.

Alugar imóvel por conta própria pode ser um processo longo e extenuante. Contrate uma imobiliária de sua confiança para não correr o risco de ter dor de cabeça e prejuízos futuramente.

Gostou das nossas dicas? Então, entre em contato conosco. Teremos o maior prazer em atendê-los.

Sem comentários

Cancelar